Outubro é o mês das bruxas e, como todo ano, época de lançamento de filmes (e 
            alguns games) 
            feitos pra congelar a espinha da galera. Agora não me vem à cabeça nenhum 
            jogo de terror que sai este mês, mas já sabemos que a oferta será interessante 
            num futuro próximo, com o apavorante Silent 
            Hills e o recém lançado Fatal 
            Frame: Oracle of the Sodden Raven que 
            deve vir para o ocidente.
        
            Mas sabe como é que os jogos de terror tentavam nos assustar nos anos dourados 
            dos games – os anos 80? Se você tem idade 
            suficiente vai lembrar de alguns exemplos mas, se perdeu aquela época, talvez 
            tenha interesse em conhecer alguns dos games clássicos 
            de terror e como os desenvolvedores tinham que usar a criatividade e inventar 
            maneiras de meter medo – algumas, claro, funcionavam melhor que outras.
        
            Haunted House (Atari 2600, 1982)
        
            
            
            
        
        
            Com uma arte de capa incrível (que ilustra este post), Haunted 
            House é um dos primeiros games de terror – se não o primeiro. Preso 
            em uma mansão mal-assombrada, você precisa encontrar 3 peças de um baú 
            enfeitiçado e fugir, evitando os ataques de morcegos, aranhas e o fantasma do 
            dono da mansão.
        
            O jogo quer assustar da seguinte maneira: não só o personagem é representado por 
            nada mais que um par de olhos mas, a trilha sonora é estranhamente minimalista e 
            os cômodos da mansão são todos idênticos, fazendo o jogador se perder em um 
            labirinto e torcer para encontrar a saída.
        
            Alien (ZX Spectrum, 1984)
        
            
            
            
        
        
            Assim como o recém lançado Alien: 
            Isolation, neste game você precisa cumprir missões sem que 
            o xenomorfo (alien) 
            te capture: expulsa-lo da Nostromo ou escapar com uma das naves de fuga 
            (sem esquecer de levar o gato Jones, 
            assim como no filme). Só que, diferente do Alien: 
            Isolation que tem gráficos 
            lindos responsáveis pela ambientação, o antigo game Alien é uma espécie de jogo de estratégia 
            8-bit, que consegue manter a tensão e o suspense com abordagens diferentes (já 
            que o visual era limitado).
        
            Os personagens que você controla – que são os mesmos do filme – às vezes irão se 
            recusar a obedecer um comando se estiverem apavorados. Um dos personagens é um 
            andróide infiltrado cujo trabalho é proteger o xenomorfo. O gato Jones gosta de alguns personagens mas não de 
            outros (no filme ele foi responsável pela morte de Brett). 
            E como se não bastasse, o xenomorfo está em algum lugar da nave, esperando para 
            atacar…
        
            Go to Hell (ZX Spectrum, 1985)
        
            
            
            
        
        
            Indo parar no inferno, o jogador precisa se aventurar por uma rede de cavernas 
            macabras e encontrar as sete cruzes que o levarão para casa. Apesar de ser um 
            jogo simples, Go 
            to Hell é cheio de imagens 
            grotescas: cadáveres, crânios sendo serrados, cabeças sendo esmagadas por 
            pregos, rios de sangue e tridentes que dão o tom de terror do game. 
            Pena que tudo é tão colorido que acaba sendo mais cômico do que assustador, mas 
            ainda assim é legal.
        
            Castlevania (NES, 1987)
        
            
            
            
        
        
            Clássico inegável, Castlevania é peça essencial em qualquer 
            coleção/lista degames com temática de terror. Nele o jogador 
            precisa eliminar a raça dos vampiros até encontrar o vilão Alucard, 
            passando por florestas e castelos cheios de monstros.
        
            Embora este game não tenha nenhum elemento que tenha a 
            intenção de assustar ou deixar tenso o jogador – apesar de a arte de capa ser 
            meio macabra – ele busca inspiração na cultura popular, com referências aoCorcunda e ao monstro de Frankenstein, 
            na mitologia grega com a Medusa e 
            até a própria Morte aparece 
            para enfrentar o personagem Simon 
            Belmont. Além disto, ele é considerado um dos jogos mais difíceis de todos 
            os tempos e, se isso não é apavorante, então não sei o que é!
        
            Splatterhouse (Arcade, 1988)
        
            
            
            
        
        
            Minha série favorita de filmes de terror é Friday 
            the 13th, no entantoSplatterhouse não conta a história de Jason 
            Voorhees, muito embora o personagem principal, Rick, 
            seja claramente 
            inspirado no serial 
            killer dos cinemas. Mais 
            conhecida pelos clássicos Pac-Man e Galaga, 
            a japonesa Namcolançou 
            este beat’em 
            up de terror que, apesar de ter mais ação, também garantia uns sustos nos 
            jogadores mais desavisados.
        
            Friday The 13th (NES, 1989)
        
            
            
            
        
        
            Agora sim, o jogo se passa no universo do assassino Jason, 
            porém você só pode jogar com os adolescentes monitores de acampamento. O jogo é 
            plataforma side-scrolling simples, em que você se aventura pelo 
            acampamentoCrystal 
            Lake eliminando mortos-vivos, coletando itens e armas para matarJason 
            Voorhees.
        
            Talvez o mais assustador neste jogo é que ele foi publicado pela LJN, publisheramericana 
            que, no final dos anos 1980, licenciou uma porrada de gamesbaseados 
            em filmes – todos, dizem as más línguas, péssimos –  como Jaws,Back 
            To The Future e Karate 
            Kid.
        
            Sweet Home (Famicom, 1989)
        
            
            
            
        
        
            Conhecido como o pai da série Resident 
            Evil – e do gênero survival 
            horror em geral – Sweet 
            Home, da japonesa Capcom, 
            é uma adaptação do filme homônimo. No game os personagens (todos controláveis, 
            sendo possível alternar entre eles) precisam encontrar a saída de uma mansão 
            assombrada que está a ponto de desabar. Ele é um dos primeiros jogos a usar a 
            mecânica para deixar o jogador nervoso, com munição escassa, inventário limitado 
            e personagens que, se morrem, não voltam mais.
        
            Ao invés de dar sustos no jogador, Sweet 
            Home vai gradualmente aumentando 
            a tensão e gerando um incômodo claustrofóbico. Pode parecer um jogo básico para 
            os padrões de hoje, mas veja como o gênero evoluiu desde Haunted 
            House até do final da década, pavimentando o caminho para uma nova geração 
            de games de terror que estaria por vir.